Suponha o seguinte problema: Você dará uma festa em breve, a bebida principal é o vinho. Mas existe uma adversidade: você descobriu que uma das garrafas que você irá servir está envenenada, mas não sabe qual. Além disso sua festa será enorme, 1000 garrafas serão servidas, todas de vinhos nobres e caros.
Por sorte você tem 10 ratinhos de laboratório, e nenhum problema em mata-los (são ratinhos hipotéticos). Eles também morrem com o veneno e tem um estômago capaz de suportar a quantidade de vinho que for necessária.
Bom, legal, mas tem mais uma treta. A festa começa em 1 hora, que por coincidência é o tempo que demora pro veneno matar um rato!
Você quer salvar os vinhos pois são caros, quer salvar a festa, porque sem vinho todo mundo vai embora. E quer salvar seus convidados, porque morrer alguém na sua festa vai ser, no mínimo, incoveniente.
Como você salvaria o maior número possível de vinhos?
Um jeito trivial é dividir as 1000 garrafas em lotes de 100, pegar uma gota de cada garrafa em um lote e dar a um mesmo ratinho. Repetindo o processo para todos os lotes e ratos.
Perto da hora da festa um ratinho vai morrer, e então você prova que a garrafa envenenada está no lote que esse ratinho bebeu e descarta somente esse lote. Perdeu 100 garrafas, mas serviu 900, a festa foi boa, só acabou mais cedo. E talvez não tenha tido tempo de falar com o crush.
Será que dá pra salvar mais garrafas? Será que dá pra descobrir exatamente qual a garrafa envenenada em tempo para a festa? Pense bem, depois veja o vídeo abaixo
Nenhum animal foi ferido para se fazer esse post.